Os efeitos do açúcar são similares ao do álcool e pode causar o acumulo de gordura abdominal. O consumo de açúcar pode ser prejudicial a saúde, pois é uma das principais causas da diabetes tipo 2, doenças do coração e obesidade. O açúcar em si não é prejudicial, mas ele não pode ser consumido de forma excessiva, o natural encontrado nas frutas, não representa perigo a saúde, porem o refinado é que nos faz mal, e está presente nas maiorias das dietas, pois é facilmente encontrado nos super mercados, na verdade é o que nós costumamos consumir. Nele está presente agentes químicos que podem causar uma dependência tão forte quanto a da cocaína.
Médicos e nutricionistas alertam para que cada um tome consciência sobre os danos que o açúcar refinado pode causar ao corpo e o quanto é importante evitar o consumo.
Evitar o consumo é uma forma de cuidar do coração e controlar os níveis de triglicerídeos, um tipo de gordura que armazena calorias extras do açúcar e diminui os efeitos do colesterol bom.
O açúcar é um alimento de alto teor calórico, pobre de vitaminas, minerais e fibras, sendo rico em calorias acumula gordura e pode causar sobrepeso. Seu excesso causa um efeito negativo no fígado, similar ao que é causado pelo álcool. As bebidas açucaradas podem provocar um aumento de até 25% no risco de sofrer cálculos renais.
Alguns estudos mostram que os altos picos de açúcar no sangue podem ser umas das causas de certos danos cerebrais que afetam a memória. Destaca-se que através de estudos realizados o verdadeiro culpado era o descontrole do açúcar no sangue, não o açúcar diretamente. porem, sabe-se que, consumir muito açúcar é a principal causa do aumento nos níveis de triglicerídeos no sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário